Artigos, dicas e informações
sobre terceirização de mão-de-obra

Síndico: Saiba como a Inove pode ajudar o seu condomínio

1 de fevereiro de 2018

A profissão de síndico está entre aquelas mais desejadas e odiadas de todos os tempos. Muitos sonham em se tornar líderes dos seus condomínios para deixar tudo organizado, bonito e com as contas em dia, enquanto outros não veem a hora de se livrar do fardo.

Convenhamos que não é uma profissão fácil. Nem mesmo é uma profissão, está mais para um cargo passageiro.

Brincadeiras à parte, o síndico tem obrigações e deveres que vão muito além da vantagem de não pagar o condomínio. É graças ao trabalho dessas pessoas que tantas outras podem frequentar áreas comuns como piscinas, churrasqueiras e playgrounds, além de organizarem o funcionamento de tudo aquilo que precisa ser compartilhado (segurança, limpeza, coleta de lixo, recebimento de correspondência e tantas outras).

Problemas e conflitos

Sendo o síndico uma pessoa que costuma não estar dedicada 100% ao condomínio, não é incomum o surgimento de problemas entre os condôminos. São problemas corriqueiros, como alguém ouvindo música muito alto ou bloqueando uma vaga de garagem, mas também podem ser problemas graves – como a negligência com a conservação das áreas comuns ou problemas de orçamento.

As assembleias e as novas eleições acabam por desagradar mais pessoas do que contentar, e o síndico muitas vezes deixa de ser visto como um solucionador para se tornar um vilão. É por isso que muitos condomínios, apesar de ainda contarem com uma pessoa para gerenciar as coisas e prestar contas aos moradores, têm preferido terceirizar boa parte dos serviços.

As soluções

Quando se contrata uma empresa especializada em prestação de serviços, tudo fica mais ágil, prático e fácil. Graças ao know how adquirido após anos de experiência, essas prestadoras conseguem fazer o mesmo serviço antes feito por pessoas contratadas diretamente de forma muito mais eficiente e, muitas vezes, bem mais em conta.

Isso vale tanto para os serviços que precisam ser feitos diariamente (como a limpeza das áreas comuns) até aqueles serviços que são feitos com menos periodicidade, como a limpeza das piscinas ou a conservação de fachadas.

A contratação de cada um desses serviços de forma avulsa costuma dar muita dor de cabeça ao síndico. Isso porque cada novo serviço precisa da elaboração de pelo menos três orçamentos e eles precisam ser aprovados em assembleia.

Já com a contratação de uma empresa especializada, todo esse trabalho é feito uma única vez. Assim que estabelecido um contrato de serviços entre o condomínio e a empresa, não há mais a necessidade de orçamentos, assembleias e profissionais que trazem mais problemas do que soluções.

Muitas vezes contratar um serviço de Facilities é a melhor solução, pois abrange todas as atividades base e a gestão estratégica de todos os serviços, de pessoal e recursos.

Benefícios

A quantidade de serviços que pode ser incluída na prestação de serviços por uma terceirizada é grande, mas ainda existe a possibilidade de flexibilizar essa gama de acordo com a necessidade de cada condomínio. Vejamos algumas tarefas que podem ser contempladas:

• Piscinas: muito além da limpeza, a conservação correta das piscinas prolonga a vida útil da água, permitindo economia e qualidade para os banhistas.

• Jardins: plantas e flores requerem uma quantidade grande de manutenção para se manter bonitas e vistosas.

• Portaria: mais do que prestar serviços de controle de acesso, a portaria é importante na apresentação do condomínio para os visitantes.

• Quadras: a manutenção das quadras e campos também é importante. Eles precisam de limpeza regular e repintura periódica para dar mais conforto aos praticantes.

• Playground: mais do que a beleza, o importante para o playground é a segurança das crianças. Brinquedos precisam ser continuamente checados, consertados ou trocados para evitar acidentes.

• Garagens: muitas vezes negligenciadas, as garagens também precisam de atenção e cuidados. Isso pode ir da simples limpeza até a conservação do piso e das coberturas.


Leia também:

Esclarecemos 6 dúvidas sobre terceirização de serviços em condomínio


Para ser um síndico tranquilo, é preciso pensar bem no custo-benefício de contratar uma empresa terceirizada. Entre em contato com a Inove e saiba mais.

Deixe seu Comentário