Artigos, dicas e informações
sobre terceirização de mão-de-obra

Por que a terceirização impacta diretamente na produtividade de sua empresa?

25 de julho de 2016

O uso da terceirização de mão de obra há anos vem sendo adotada por diversas empresas no Brasil. As organizações usam a estratégia de fazer parceria com uma empresa terceirizada para a realização de processos específicos. Assim, elas podem ser dedicar melhor à sua atividade principal.

Essa colaboração de terceiros impulsiona a produtividade. Com a terceirização de serviços, as tarefas estão nas mãos de profissionais prontos a realizá-las com mais eficiência. Certas ações exigem conhecimentos técnicos para execução que fogem da área de atuação da empresa contratante.

Para os gestores, a terceirização de mão de obra é uma grande ferramenta. Ela deixou de ser uma exclusividade das grandes organizações e indústrias. Empresas de micro, pequeno e médio porte adotam essa estratégia visando melhorar a sua produtividade.

É importante que os líderes entendam que a parceria com uma empresa terceirizada irá somar forças com a empresa. Ela irá completar uma parte do processo e, ao mesmo tempo, atribuirá novos benefícios para a organização. A terceirização de serviços significa a economia com diversos recursos.

Ao mesmo tempo, é possível contar com profissionais mais capacitados em determinada área na qual a empresa porventura apresente qualquer deficiência, ou ter colaboradores para atuar em um setor que não necessite um investimento tão grande que venha desviar o foco da atividade principal. Esses aspectos devem ser levados em conta pelos gestores.

Ao longo deste artigo, citaremos outros pontos que mostram como a terceirização de mão de obra colabora com a produtividade de uma empresa. Situações que devem ser observadas com atenção pelos gestores.

Terceirização de mão de obra deixa os processos mais dinâmicos

São inúmeras atividades secundárias que necessitam de profissionais qualificados para serem executadas. Em muitos casos, elas são apenas uma parte da atuação principal de uma empresa. Uma organização oferece o serviço de telefonia, porém a realização da instalação das linhas pode ser feita por uma empresa terceirizada com experiência nessa área.

São em situações como esta que a terceirização de serviços se mostra conveniente para uma empresa. Ela teria muitos gastos para investir e organizar uma equipe que realize esse tipo de serviço. Perderia muito tempo realizando treinamentos com os novos colaboradores e perderia em produtividade.

Ao trabalhar com uma prestadora de serviços, a contratante já tem uma equipe com profissionais capacitados e prontos para desenvolver a atividade em questão. Em muitas ocasiões, um grande número de colaboradores para executar uma determinada tarefa. E a contratante em si continua realizando sua principal função.

A terceirização de mão de obra dá mais agilidade a diversos processos, por isso é um imenso aliado da produtividade, pois garante uma economia de recursos. A empresa terceirizada realiza tarefas essenciais para o funcionamento da contratante e entrega um serviço de qualidade elevada.

Terceirização de serviços melhora a competividade

As empresas que desejam conquistar espaço no mercado precisam fazer parcerias. Utilizar-se da terceirização da mão de obra realmente é uma estratégia que contribui para o crescimento de um negócio.

Ao buscar a terceirização de serviços visando à produtividade, é importante que a atividade faça parte dos processos da organização. Tomemos como exemplo um hospital que necessite de uma equipe que cuide da conservação e limpeza: os terceirizados são uma engrenagem que auxilia no funcionamento de um conjunto. Se ela falha, outros setores têm os seus serviços comprometidos e a produtividade é afetada.

Em resumo, a terceirização de serviços deve contribuir para que um todo continue trabalhando de maneira perfeita. Por conta disso, são exigidas tarefas mais técnicas ou que sejam o suporte para uma atividade maior.

Desde sempre, a terceirização é uma ferramenta estratégica de gestão para que as empresas possam realizar suas atividades com melhor qualidade, mais eficiência e produtividade.

Gostou do assunto da terceirização e a produtividade? Deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários. Em breve responderemos suas questões. Não deixe de acompanhar nossos conteúdos e até a próxima!

Deixe seu Comentário