Artigos, dicas e informações
sobre terceirização de mão-de-obra

6 pontos que você deve negociar na hora de contratar uma equipe terceirizada e não ficar na mão

13 de março de 2017

Contratar a terceirização de mão de obra para serviços que não fazem parte da atividade-fim da empresa, como segurança, manutenção da estrutura ou mesmo a limpeza do espaço pode ser uma excelente ideia, afinal permite que a empresa contratante conte com o trabalho de especialistas, além de economizar recursos e facilitar a administração e gestão de facilities.

Para evitar qualquer tipo de contratempo e não correr o risco de “ficar na mão” quanto aos serviços da empresa terceirizada, é importante estabelecer alguns pontos importantes na hora da contratação. Confira, a seguir, 6 itens que devem ser levados em consideração na hora de fechar negócio com empresas de limpeza, manutenção e outras atividades terceirizadas.

1 – Disponibilidade de atuação

A terceirização de mão de obra precisa oferecer a disponibilidade de horários, quantidade de funcionários e outros requisitos que atendam à necessidade do seu empreendimento. Um estabelecimento que fica aberto 24 horas ou empresas de grande porte precisam de atenção especial para não haver falhas em seu funcionamento.

Na hora de escolher uma prestadora de serviços para o seu negócio, é indispensável verificar a disponibilidade de atuação e estabelecer todos os detalhes antes de assinar o contrato, evitando desentendimentos.

2 – Disponibilidade de frotas

É preciso pensar em como os funcionários terceirizados e os produtos / as ferramentas necessárias para realizar os serviços chegarão à empresa. Sem um sistema de logística eficiente e disponibilidade de frotas poderão haver problemas com a terceirização de mão de obra.

Para evitar a desorganização e qualquer tipo de transtorno, verifique se a terceirizada oferece a logística e os meios de transporte necessários para garantir que o serviço seja realizado da maneira mais eficiente e prática possível.

3 – Produtos utilizados

Em muitos casos, a terceirização de mão de obra demanda produtos específicos para a realização dos serviços. Uma empresa de limpeza, por exemplo, deve disponibilizar os produtos adequados para a higiene e a conservação do local, seja em shoppings, condomínios, hospitais, indústrias e qualquer outro tipo de estabelecimento.

Utilizando os itens corretos, é possível obter ótimos resultados na limpeza, além de evitar danificar qualquer tipo de superfície. Afinal, a utilização de mercadorias de má qualidade ou inapropriadas pode manchar ou desgastar pisos, vitrines, janelas, bancadas e revestimentos.

4 –Personalização de serviços

Ao procurar por uma empresa terceirizada, é importante que as empresas contratantes tenham em mente a necessidade de buscar por serviços personalizados, que atendam ao perfil do estabelecimento de forma satisfatória.

A terceirização de mão de obra deve respeitar o ritmo e as necessidades da contratante, de forma que todo o trabalho seja realizado de acordo com as particularidades e as exigências da empresa.

5 – Boa apresentação

A boa aparência e a boa apresentação da equipe terceirizada podem impactar diretamente em como os consumidores enxergam seu negócio. Contar com uma terceirização de mão de obra que ofereça colaboradores devidamente uniformizados e identificados, além de facilitar a gestão da equipe causará uma boa impressão nos sócios, clientes e demais envolvidos com a empresa contratante.

6 – Especialização e treinamento da mão de obra

As empresas de limpeza, segurança e manutenção, além da experiência devem se preocupar em treinar e atualizar as atividades de seus funcionários, garantindo que eles realizem o melhor trabalho possível, sempre com segurança e eficiência. Contando com os serviços de colaboradores bem treinados e preparados, dificilmente sua empresa irá “ficar na mão”, mesmo em situações de imprevistos e emergências.

Para saber mais sobre a terceirização de mão de obra, suas vantagens e seus pontos mais importantes, continue visitando nosso blog e acompanhando nossos conteúdos. E, caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão relacionada ao assunto, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Se preferir, deixe o seu comentário. Será um grande prazer ajudá-lo!

 

Deixe seu Comentário