Artigos, dicas e informações
sobre terceirização de mão-de-obra

6 itens imprescindíveis que você deve cobrar da sua equipe de limpeza terceirizada

30 de janeiro de 2017

Contratar uma empresa de limpeza terceirizada é uma ótima alternativa por diversos motivos. O principal deles é que permite que a empresa contratante poupe tempo e recursos e possa se concentrar exclusivamente na execução da atividade base da organização.

Contudo, é preciso estar alerta sobre alguns detalhes para garantir uma limpeza profissional de excelência para a corporação, atendendo às demandas e às necessidades específicas da mesma. Veja, a seguir, 6 itens imprescindíveis que devem ser observados e cobrados da sua equipe de limpeza terceirizada.

1 – Treinamento

O treinamento é um aspecto muito importante na mão de obra terceirizada, inclusive quando falamos da limpeza e conservação de indústrias, shoppings centers, hospitais e condomínios. Afinal, apenas com o treinamento necessário é possível que os colaboradores executem os serviços adequadamente, com agilidade e segurança.

A empresa de limpeza contratada deve garantir o treinamento constante de seus funcionários, prezando pela qualidade do serviço e segurança de todos os envolvidos, evitando acidentes e contribuindo para que os colaboradores dominem suas funções.

2 – Disponibilidade

Outro ponto que precisa ser levado em consideração na hora de contratar uma equipe de limpeza terceirizada é a disponibilidade de atuação da mesma. Afinal, é preciso que a empresa de limpeza ofereça o suporte que o seu negócio demanda, adequando-se ao perfil e às necessidades do mesmo.

Em um supermercado 24 horas, por exemplo, a equipe precisará executar suas tarefas nos horários preestabelecidos pelo contratante, enquanto em um shopping talvez seja necessário que os colaboradores atuem durante a madrugada.

Também é importante ressaltar a disponibilidade da mão de obra, pois grandes empresas e áreas de grande circulação precisarão de uma equipe mais numerosa, além de funcionários prontos para atuar em casos de emergência.

3 – Produtos e equipamentos

A limpeza profissional exige o uso de produtos e equipamentos adequados, que a diferenciarão da limpeza doméstica, alcançando resultados mais eficientes.

Os funcionários da empresa de limpeza deverão ser devidamente treinados para utilizar os equipamentos na limpeza horizontal e vertical dos estabelecimentos, seja em ambiente interno ou externo. Quanto aos produtos, além do resultado agradável e higiênico, não danificam o piso ou demais superfícies e não prejudicam o meio ambiente, pois são biodegradáveis.

4 – Boa apresentação

A boa apresentação conta muito, pois mesmo terceirizados, os colaboradores contribuirão para o aspecto positivo do seu estabelecimento. Funcionários uniformizados e devidamente equipados contribuem para a boa apresentação da sua empresa diante dos clientes.

Além disso, os uniformes, frotas e a devida identificação da empresa de limpeza também contribuem para a segurança do local.

5 – Organização

A empresa contratante deve cobrar a organização da empresa de limpeza, pois a gestão dos serviços terceirizados deve facilitar o cotidiano da corporação, e não o contrário. Além disso, a organização está relacionada com o profissionalismo da terceirizada.

A pontualidade, a disponibilidade de frotas para transportar a equipe e as ferramentas necessárias para a limpeza e manutenção, além da fiscalização das tarefas realizadas, são características que devem ser observadas antes de contratar uma equipe de limpeza terceirizada.

6 – Segurança

Como já mencionado anteriormente, a limpeza profissional deve estar aliada à segurança para evitar acidentes e garantir o bem-estar de todos, dos colaboradores terceirizados aos funcionários da empresa contratante.

Além do treinamento adequado, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é indispensável em algumas funções e não devem ser deixados de lado, pois além de contribuir para a segurança do trabalhador, são itens obrigatórios, capazes de evitar acidentes e problemas trabalhistas.

Para saber mais sobre como funciona a terceirização de serviços, como contratar uma empresa de limpeza e outras dicas para a gestão de facilities do seu negócio, confira nossas postagens e acompanhe os novos conteúdos cadastrando seu e-mail. E, caso tenha alguma dúvida, não hesite em perguntar!

Deixe seu Comentário